13 julho 2013

Central Comics Con

Esta notícia já vem tarde, mas só hoje me libertei de compromissos; Está a acabar o 1º dia do novo evento de BD, Central Comics Con, organizado pelo Hugo Jesus, escritor/legendador e responsável pelo Central Comics, e que volta a levar a cultura geek ao Porto, nas mais variadas vertentes, como seja BD, ilustração, Cosplay, animação, Tv, videojogos, além de promover concursos de arte e dança, actividades, exposições, workshops e palestras. Terá lá também lugar  a entrega dos prémios do XI Troféus Central Comics e anúncio dos vencedores da iniciativa Troféus Central Comics: Heróis da Década.

Outros pontos altos do CCC são a eliminatória do Euro-Cosplay e encontro com os convidados Nuno Markl (O Homem que Mordeu o Cão), João Loy (DragonBall Z), Fábio Powers (Pokemón Fan Films), e os autores André Araújo (Avengers A.I.), Jorge Coelho (Venom) e Rui Lacas (Hän Solo e Asteroid Fighters). Estão igualmente presentes artistas como a Carla Rodrigues, Filipe Abranches, Manuel Morgado, Marco Mendes, Paulo Monteiro e Pepedelrey, bem como o historiador/blogger Geraldes Lino.

Da programação – que é facilmente a mais inovadora e completa do nosso panorama este ano – saliento estas actividades: BD Encenada, onde os participantes narram, no palco e in loco, os diálogos dos personagens, sendo a BD apresentada em tela, em estilo dinâmico; o documentário Comic-Com Episode IV:A Fan’s Hope, do realizador Morgan Spurlock  (Super-size Me), apresentado por Stan Lee e Joss Whedon, que mostrará à audiência a energia da maior convecção americana; o projecto Collider, com exibição de prequelas, motion-comics etc; o concurso O Geek mais Fraco, cujo nome diz tudo e vai ser decerto divertido; e Mural de Arte, uma ideia simples, mas interactiva e fantástica para marcar a passagem do público e autores no CCC.

Como extra, a organização e Warner Bros promovem o sorteio de merchadise e bilhetes para as antestreias dos filmes O Wolverine e Batalha do Pacífico, e vai oferecer 420 revistas de BD da Disney, numa parceria com a editora Goody.

Em suma, se gostas de uma ou mais destas áreas, visita o evento no dia 13-14 de Julho, no Hard Club (ex-Mercado da Ribeira). Toda a informação está disponível no site respectivo: www.con.centralcomics.com


(A seguir darei nota dos resultados na cerimónia de entrega dos prémios 11TCC e TCC:HD)

Nota: A autoria do poster é do ilustrador Manuel Morgado, com design/copy de Hugo Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários!?