23 julho 2012

X Troféus Central Comics

Apesar da falsa partida, já está a decorrer o X Troféus Central Comics, os prémios portugueses de banda desenhada e caricatura em que os vencedores são determinados pelas preferências dos leitores e profissionais do sector!
Quem quiser conhecer os nomeados e intervir, aceda nesta página ao boletim de voto; não necessitam fazer registos, a participação é imediata e só é pedido indicação de alguns dados pessoais (privados) para posteriormente entregar a um dos votantes a mini-bedeteca de oferta, que será sorteada entre todos os participantes na Cerimónia de Entrega (no II Portusaki, no Porto).

Ainda: na sequência da renovação no ano passado, de comentários e sugestões tardias da parte dos parceiros da área, o júri do evento – do qual fiz parte – decidiu adiar a votação e deliberar já neste evento quanto a alterações necessárias de efectuar no Regulamento, para melhor o adequar ao actual panorama do mercado nacional. Estes pareceres e mudanças suplementares foram agora comentadas num comunicado, no portal Central Comics.

Confesso que há aspectos e critérios que me desagradam, mas algures há que atingir consensos afim da iniciativa seguir em frente. E no geral, ao atingir-se uma década de existência e malgrado desaíres logísticos, derivado de compromissos profissionais que pesam aos organizadores e jurados, penso que estes continuam a ser os prémios mais conseguidos e justos do mercado português.
Contudo, e sem desprestígio para os nomeados apurados, lamento terem ficado fora dos eleitos alguns dos meus livros preferidos, como The Walking Dead: Um Longo Caminho e Wolverine: Inimigo do Estado (Devir) ou Hellboy – A Bruxa Troll (G-Floy), e até mesmo o clássico Ele foi Mau para Ela (Libri Impressi), entre tantos outros bons lançamentos de 2011…

A imagem do poster deste ano foi assinada pelo talentoso André Caetano.

Sem comentários:

Enviar um comentário

comentários!?